segunda-feira, 20 de julho de 2015

Bonde no Viaduto do Caramuru

Teve uma época em que Vitória tinha como meio de transporte os bondes.
A história dos primeiros bondes de Vitória teve ponto de partida em 1905.
O Viaduto Caramuru, na cidade Alta, passou por uma ampla restauração, arquitetônicas originais, como, por exemplo, os trilhos da linha férrea. O viaduto foi construído em 1929 e sofreu sua primeira reforma somente em 1992. Naquele tempo, os bondinhos eram movidos á tração animal, a linha, inaugurada em 1907, esticava-se da Vila Rubim ao Forte de São João, cobrindo, portanto, todo o Centro de Vitória.
A partir de 1912, no governo Jerônimo Monteiro, as linhas foram eletrificadas, devolvendo ao pasto e atividades os ciosos burrinhos. A década de 60 encerrou o passeio dos bondes, dando lugar aos automóveis. No viaduto Caramuru ainda se alinha um trecho de trilhos, no tamanho do viaduto. E há bondinho, o de nº. 42, hospedado no Museu da Escelsa, na rua Sete de Setembro.
Com o objetivo de incentivar o turismo no Centro Histórico de Vitória e resgatar a história do principal meio de transporte do inicio do século passado o vereador Fabrício Gandini (PPS) protocolou uma indicação, no dia 10 de setembro, ao Prefeito Municipal de Vitória, João Carlos Coser, que solicite à Companhia de Desenvolvimento de Vitória-CDV que viabilize a elaboração e execução de uma projeto para a reimplantação da linha do Bonde no Viaduto Caramuru, na Cidade Alta.
Segundo o vereador Fabrício Gandini a indicação tem o objetivo de incentivar as munícipes e turistas a conhecer o patrimônio histórico.
"Apresentamos, ainda, sugestão de trajeto que prioriza locais históricos da região, e que a passagem tenha um preço acessível para que todos os munícipes possam usufruir dessa opção de lazer", esclarece.
Visando não interferir no fluxo de veículos e pedestres, os passeios ocorreriam à noite, finais de semana e feriados, onde o fluxo de carro e transeuntes é bem menor, permitindo que não houvesse prejuízo ao funcionamento normal do cotidiano local.